Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandePausar animações
🔀
Em 17 de outubro foi comemorado o dia do eletricista. E que data é a melhor para, além de prestigiarmos o trabalho deste grande profissional, também falarmos sobre a importância da utilização do cobre nos fios e cabos elétricos. 
Graças ao avanço da tecnologia, a fabricação de fios e cabos também evolui. Sendo agora produzidos com materiais mais eficientes para o seu isolamento e tornando os condutores elétricos cada vez mais seguros.
O cobre nos condutores
Um condutor é o material que permite a passagem da corrente elétrica com facilidade, quando está submetido a uma diferença de potencial elétrico.
O cobre é um material que apresenta a menor resistência elétrica entre todos os metais não preciosos. Os fios e cabos de cobre podem reduzir as perdas de energia, contribuir para a baixa emissão de CO2, além de possuírem grande resistência contra deformações e corrosão, aumentando assim sua vida útil e a segurança dos produtos aplicados nas instalações elétricas.
O cobre é um metal muito utilizado para a construção de condutores elétricos, uma vez que é muito flexível e maleável. Além disso, a eletricidade que percorre os fios de cobre encontra menos resistência do que em outros materiais.
Os fios e cabos
Fios e cabos elétricos são importantes para o bom funcionamento e segurança de uma instalação elétrica.
A qualidade e quantidade do cobre utilizado nos fios são fundamentais para evitar que eles se aqueçam e facilitem a realização de emendas, dobras e ligações a interruptores, tomadas e disjuntores.
Como já divulgado no site da Abracopel, nos últimos anos houve um grande aumento de eletroeletrônicos nas residências, porém as instalações elétricas não foram alteradas, resultando em um alto consumo de energia elétrica e, em alguns casos, até mesmo curtos-circuitos e incêndios. Isso ocorre pois, os fios e cabos não possuem as especificações necessárias para a nova demanda de energia e há falta de um revestimento de PVC antichamas.
Quando falamos de fios e cabos elétricos, uma economia pode significar um perigo dentro das paredes de sua casa.
É importante salientar que a quantidade de cobre existente dentro de um condutor elétrico é de suma importância para garantir a segurança dos usuários. Se o cabo for desbitolado, isto é, não possuir quantidade de cobre suficiente em seu interior, além de não atender as normas, poderá provocar um aquecimento e deterioração do isolamento gerando um aumento no consumo de energia elétrica, um curto-circuito e até mesmo um incêndio.
Por esse motivo é importante estar atento a todas as especificações no momento da compra, bem como se o material possui as certificações obrigatórias para a sua comercialização.

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:fios, cobre, cabos, elétrica, elétricos, energia e quantidade434 palavras4 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarRecomendar
+55 (49) 3340-1870Fale conosco agora